Uma palavra aos solteiros…

Quando comecei a escrever esse blog, confesso que não tinha muitas pretensões se não “desatolar” a cabeça um pouco. A cada semana, me obrigo a escrever pelo menos um post. Alguns dizem que preferem escrever apenas quando vem a inspiração e eu sou completamente a favor disso. Porém, tenho curtido a disciplina de produzir um texto a cada semana. Nem todos são um sucesso. Ironicamente, alguns dos que mais gostei de escrever são os menos acessados. Inversamente, alguns que escrevi sem dar muita atenção foram os mais acessados do site.

Meu último post foi a primeira vez que coloquei o coração e mente num texto que produziu um resultado numérico surpreendente. Não me pauto por números, mas confesso que quando vejo um texto sendo lido por várias pessoas, isso me anima.

Os textos que mais geram acessos ao blog são aqueles sobre relacionamentos e namoros. Nunca me considerei uma pessoa “resolvida” quanto a este assunto, mas me senti humilhado pela resposta a eles. Fico tremendamente agradecido a você, caro leitor, e peço a Deus que eu possa continuar a ser inspirado para escrever textos que venham a ajudar.

Porém… com tanto sendo dito sobre relacionamentos, me peguei pensando em algo que ainda não abordei. Há hoje inúmeros movimentos e pregações que falam sobre o prazer da espera e a importância de se manter fiel para aquela pessoa especial que há de vir. Não falo isso a nível de crítica, até porque eu mesmo escrevi isso. Mas hoje meu coração pesa pelos solteiros.

A fé do cristão não é uma série de chavões a serem sacados para consolar cada dificuldade que passamos. Quando alguém fala da dificuldade de se manter fiel a Deus enquanto solteiro, a resposta direta é “Vai valer a pena, pois Deus já preparou alguém para você.” É uma espécie de expressão do triunfalismo cristão que assola nossos dias. Deus vai lhe dar tudo que você precisa para atender a toda e qualquer dor que você tiver! Mas a verdade é que a Bíblia não promete isso. A promessa de Deus para aqueles que esperam nEle é… Ele. Esperar em Deus não quer dizer ficar sentado pacientemente esperando alguém chegar. Esperar em Deus significa que a sua esperança está em Deus, e não numa pessoa. Como cristãos, nossa identidade, nosso caráter, todo o nosso ser é definido por Ele. Quando esperamos em Deus, nos entregamos nas mãos dEle afirmando:

Deus, tu somente és a minha força, o meu sustento, a minha esperança. Se isso vier a se concretizar numa pessoa que o Senhor tem para mim, glórias a ti. Se esse não for o seu propósito para mim, glórias a ti. Pois tu somente és a fonte de toda a vida, digno de toda a honra e todo o louvor.

Sim, Deus pode fazer qualquer coisa. Mas isso não quer dizer que Ele o fará. Quando penso na saúde da minha mãe, creio que Ele tem poder para curar, mas a minha fé e esperança não dependem da cura dela. Minha fé tem de estar firmada somente nEle.

Os últimos quatro anos da minha vida foram talvez os mais difíceis que jamais passei. Nesse relativamente curto tempo, perdi duas avós, minha mãe entrou num processo de depressão, descobri que tenho uma doença crônica, me formei da faculdade, entre tantos outros acontecimentos. E nesse tempo aprouve a Deus colocar uma pessoa ao meu lado a quem sou imensamente grato. Essa pessoa me auxiliou e, as vezes literalmente, me manteve de pé quando eu não tinha forças para caminhar sozinho. Hoje não estamos mais juntos, e confesso que ela me faz tremenda falta, pois durante quatro anos aprendi a depender dela para me ajudar a enfrentar algumas das piores lutas pelas quais jamais passei. Meu desafio hoje é aprender a andar com meus próprios pés. E posso lhe afirmar que não tem sido nada fácil. Tenho que diariamente aprender a viver não com a ajuda de pessoas, mas na total dependência do Pai. Não que pessoas não sejam importantes, muito pelo contrário. Afinal, Ele é um Deus pessoal e relacional e nós, feitos à sua imagem e semelhança, o somos também. Mas, cada um de nós tem que buscar a sua própria identidade em Cristo Jesus e tomar para a si o sacrifício da Cruz do Calvário crendo que somente nEle temos nossa esperança de que um dia viveremos em plena e perfeita comunhão com Ele.

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.” Habacuque 3:17-19

Essa sim é a minha esperança! Independente de qualquer situação na qual me encontro, independente de qualquer circunstância, eu me alegrarei no Deus da minha salvação!

Não, não é fácil viver uma vida solteira. Muito pelo contrário. É uma luta diária, um conflito constante e angustiante. A cada dia acordo e me deparo com uma série de fardos que pesam. Muito. Mas eu tenho que me apegar à Palavra de Deus com todas as minhas forças, pois só Ele tem as palavras da vida eterna capazes de me suprir com a maior alegria que uma pessoa poderia imaginar! Eu tenho a certeza plena de que não importa o que eu passar nesta vida, de que com Ele viverei eternamente. E essa, somente essa, deve ser a minha esperança!

Deus quer você, e Ele não quer te dividir com ninguém. Deus pode lhe dar alguém, mas por melhor que esta pessoa seja, somente Ele pode ser a sua esperança!

Então, para você, meu irmão e irmã que assim como eu vive à espera de encontrar alguém com quem servir a Deus de todo o coração, lhe imploro que não deixe os caminhos do Senhor, pois somente nEle há vida eterna. Inúmeros são aqueles que se desviam dos Seus caminhos por carência, pela necessidade legítima de ter alguém ao seu lado. Mas posso lhe garantir que abraço ou carinho algum pode substituir aquilo que Deus verdadeiramente tem reservado para você.

“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Romanos 8:18

http://www.youtube.com/watch?v=V0vfz5lr37g

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.

Direitos Reservados
O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. É mandatório quem for reproduzir um post creditar: 1) Nome do autor. 2) URL do blog (com link). 3) Nome do blog: “O Blog do Andrew”.

53 comentários sobre “Uma palavra aos solteiros…

  1. MUITO PROFUNDO ESTE ARTIGO, REALMENTE VEIO AO MEU ENCONTRO CADA PALAVRA , NÃO TEM SIDO FÁCIL ESPERAR NO SENHOR,SÃO MUITOS CONFLITOS E ÂNSIAS DO CORAÇÃO, MUITOS CANSAM DE ESPERAR E PROCURAM PAIXÕES PASSAGEIRAS, ACABAM SE MACHUCANDO CADA VEZ E CAVANDO UM BURACO PROFUNDO DE SOLIDÃO, SOMENTE JESUS PODE CURAR NOSSOS CORAÇÕES, CURAR NOSSAS VIDAS, E ELE DEVE ESTAR SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR NO NOSSO CORAÇÃO, E AS DEMAIS COISAS ELE FARÁ, MUITOS ESTÃO CAMINHANDO NA ESTRADA DA ESPERA,E EU SEI O QUANTO É DURO VER O TEMPO PASSAR, E OS CONFLITOS CONTINUAREM NOS ASSOLANDO, MAS EU CREIO QUE AINDA ASSIM VALE A PENA ESPERAR!DEUS ABENÇOE

  2. Uau… muito bom o texto, inspirador.
    Deus sabe dos nossos sentimentos e das vezes que pensamos em desistir de esperar em Deus, e agir pela nossa própria vontade sem o aval dEle.
    Que Deus continue te inspirando e te usando.

  3. Fiquei muito impactada com esse “testemunho”, vi como um “testemunho” por que vc relatou o seu sofrimento ao perder alguém com quem compartilhava dores e alegrias, e isso por mais de 4 anos. Me coloquei em seu lugar por que estou passando por isso, vivi um relacionamento de 4 anos e meio, e tinha nele um alicerce; por tal confiança no amor que a mim era devotado eu ate “abusava”… Por momentos pensei que jamais o perderia, mas naquele momento eu ainda não estava no centro da vontade de DEUS, e hoje, após o sofrimento da perda, que já perdura mais de 1 ano, eu estou esperando em DEUS e tenho consciência de que não posso e não devo barganhar com quem derramou o sangue do seu único filho na cruz do calvário por meus pecados, mas com toda sinceridade eu te digo: – É difícil, dói na alma, dói demais ficar sozinho, manter-se íntegro, irrepreensível, resistindo bravamente as tentações… A carência, a necessidade de ter alguém pra dividir a alegria da conquista e a dor da perda, ha, isso faz muita falta; mas em contra-partida tenho me aproximado cada vez mais do meu pai, tenho vivido pequenos milagres diários, pois sei que com Ele sou mais que vencedora, sei que Ele pode suprir todas as minhas necessidades e eu quero muito me sentir plena, sem ter que creditar isso a uma outra pessoa, quero me sentir mergulhada no amor de Cristo, quero que Ele me preencha por completo ao ponto de nada mais importar pra mim! Ainda não cheguei nesse patamar e nem sei se chegarei, somos tão falhos e imperfeitos… Mas eu tenho buscado verdadeiramente a face dEle, e tenho pedido que Ele me ensine a depender só dEle, e que nesse tempo de espera eu não desvie nem para direita, nem para esquerda! Que Deus te abençoe e conforte seu coração, eu Creio que Deus tem o melhor pra nós, a paz! P.S (Desculpa pelo tamanho do comentário)

    1. Sem problemas Fernanda. Obrigado por compartilhar o seu testemunho também. Realmente, não é fácil. Mas comparado à vida eterna, se torna insignificante. Mas é difícil sempre manter isso em mente. Oro para que Deus dê a você (e a mim) forças para nos mantermos fieis.
      Abraço!

  4. Acredito que suas palavras abençoe vidas como a minha, por que sentimos que não estamos só, como a palavra fala que outros passam pela mesma situação.
    Se faz necessário pra confirmar que nossos caminhos estão corretos.e prosseguirmos quando as circunstâncias ao nosso redor querem abalar nossa fé.
    O Senhor é o único que nos supre plenamente e dá verdadeira alegria, o que vier a mais é consequência.

  5. Deus quer você, e Ele não quer te dividir com ninguém. Deus pode lhe dar alguém, mas por melhor que esta pessoa seja, somente Ele pode ser a sua esperança!

    …Glórias a Deus! Um texto longe da hipocrisia, pois mostra bem a dificuldade em ser solteiro, mas que mostra também algo tão valioso que Deus tem te mostrado, assim como tem me mostrado, e por vezes tenho tanta dificuldade em passar para alguns jovens. Ele, só Ele tem que ser o suficiente.. E pode ser que tenha que ser pra sempre… E dai? E se for assim? Se assim for, é por que Ele sabe que somos capazes de andar só com Ele. Se Ele entender que precisamos de alguém, vai unir sim… Mas quando Ele for o centro.. Quando Ele, sem hipocrisia, nos bastar! ….Chorei um ano para ter de volta uma pessoa, e creio que não vai voltar; mas nesse tempo de choro, o qual tive que ir para os pés dEle, pois não conseguia me levantar, Ele mostrou o quanto estou longe de ser o que Ele quer que eu seja. O quanto era hipócrita no que eu pregava… E tem me feito viver àquilo que eu me propus e prego, que é tê-LO como centro… Tê-LO como meu tesouro maior, meu amigo, guia… Meu TUDO! quando eu abro realmente mão de ter alguém, eu creio que estou provando pra mim mesma que vivo essa verdade. E se alguém entrar em minha vida, vai ser por que entendi que ela acrescentará em meu compromisso com O Reino, mas jamais aceitarei alguém que diminua essa comunhão, ou limite o Propósito dEle em minha vida.

    Enfim, que Deus possa te fortalecer, e que seu espírito seja alimentado a cada dia, a fim de não ceder a sua carne, que vai clamar por alguém ao teu lado!

    Abraço, e fica na Paz dEle!

  6. Olá Andrew, acho que virei sua leitora, pronto falei! rsrsrs. Mas, vamos ao que interessa!!! Na verdade eu sempre achei muito difícil ter a sua vida e eu imagino que para assuntos amorosos também não deve ser nada fácil admitir certas coisas,ainda mais quando as pessoas cobram algo que você não pode resolver sozinho. Enfim, eu te entendo muito bem, pois eu já fiquei sim um tempo sozinha e sofri algumas decepções,mas hoje vejo o quanto Deus é lindo e perfeito. Eu já sabia disso,mas quando a gente vê as promessas de Deus na nossa vida se cumprindo isso fica ainda mais convicto em nós. Hoje vejo o quanto Deus me permitiu até mesmo aprender com os erros pra que eu fosse plenamente feliz. Me enganei muitas vezes,mas posso dizer certa de que o meu convite de casamento daqui a pouco chegará aí pra vc! =) Pois é…e não é que eu vou casar menino?! rsrsrs. Louco isso,né? Achei que seria importante dizer que eu procurei muito, em muitos lugares, até mesmo em outros estados (acredite se puder),mas Deus me deu o João que sempre morou ao meu lado, que sempre foi o meu melhor amigo e que eu sempre vi apenas como amigo. Pois é, Deus me despertou pra coisas que eu jamais pensei e hoje vejo que realmente Deus faz muito mais do que nós pensamos, sonhamos ou pedimos. Adorei o seu texto e ainda estou na torcida por você, seja com a grande menina citada acima ou não. O importante é ressaltar que Deus tem Seus propósitos e que nem sempre nós iremos entender,mas o caminho de Deus é perfeito e a Sua vontade é sempre a melhor.

  7. Ainda estou refletindo nas supenas palavras.Mas posso adiantar que era isso que precisava ler.Lembra quando escrevi que seus post me deixavam muitas vezes frustrada?!Esse,todavia me fez adentrar em um processo reflexivo.Abs

  8. “Alguns dizem que preferem escrever apenas quando vem a inspiração e eu sou completamente a favor disso. ” Eu me mantenho assim no TFL, mas acaba sendo ruim porque às vezes tenho 3 posts por semana e às vezes nenhum no mês, haha.

    Ótimo texto, Andrew! 🙂

  9. Interessante, porque também tenho refletido sobre esse assunto durante toda essa semana. Tenho discernido que cada vez mais devo buscar a Deus e apresentar minhas carências somente a Cristo. Quanto às outras pessoas, seja família, amigos ou “a pessoa que tanto espero” devo ir ao encontro delas (ou dele) quando estiver transbordante do amor de Deus e somente isso. Ninguém merece o peso ou tem a capacidade de suprir nossas carências, que na verdade, são carências de Deus, do “infinito”.

  10. Anjo…so tenho uma coisa a lhe dizer, o que você escreve é dom de Deus na sua vida, vem acalmar o coração de muitas pessoas como eu, tenho certeza!Peço a Deus que continue te iluminando e abençoando e que nos Dê força para sermos fieis e não desviarmos dos Seus Caminhos…paz de Deus

  11. Parabéns pelo post Andrew, comovente, inspirador e motivador! Que Deus o abençoe sempre, te orientando nesta jornada. Se for da vontade dEle, você irá encontrar uma moça que se tornará sua esposa e ajudadora, mas, Deus também pode ter planos para sua solteirice. Que tudo se faça segundo a Sua vontade!

  12. Profundidade, razão/sensibilidade e muita unção… vc falou a muitos que passam pela mesma situação. Belíssimo texto. Faça-se como a vontade Soberana do Pai. Amém.

  13. Tenho acompanhado os posts e realmente como citaram ,mto inspirador,trás uma simplicidade e ao mesmo tempo tão profundo,o modo de viver das pessoas em geral tem se modificado com tanta “evolução” e ao mesmo tempo parece que elas estão cada vez mais solitárias,carentes e não são poucos(infelizmente) os casos de pessoas até mesmo dentro da igreja que se desviam do caminho por não suportar essa espera,esse tempo de Deus e acabam tentando “criar” seus próprios caminhos que sempre são devastadores quando se trata principalmente de sentimentos,relacionamentos porque acabam dando vasão a carne,enfim,gostei muito de ler também os comentários acima pois essa troca de informações,histórias,testemunhos podem ajudar aqueles que estão se sentindo “fracos”.
    Eu faço parte dos que estão “á espera” mas a certeza que tenho em meu coração é que nada poderá me separar do amor de Deus,posso passar por qualquer situação,como tenho passado,mas sei que Deus é fiel a sua palavra e cumprirá tudo aquilo que Ele tem p/mim,o meu desejo é de buscá-lo cada dia mais,independente das dores que eu possa sofrer porque estar com Senhor vale muito mais que as bençãos que eu venha receber.
    Deus abençõe a todos!

  14. Muito bom, o melhor conceito de “esperar em Deus” que eu já li. Não pare nunca de escrever, Andrew, pois vc tem um dom e tem edificado pessoas através dele.
    Um abraço em Cristo. Paz.

  15. Vida de solteiro não é fácil mesmo… Faz uma falta gigante não ter alguém pra ligar, pra compartilhar, pra abraçar, pra pensar num futuro… :/ E poxaaaaaaaa! Eu nunca tinha parado pra pensar o quanto eu sou apegada nessa ideia de que: Vale a pena esperar porque vai chegar, Deus vai mandar. E se ele não mandar? oO
    Agora lembrei do Zac… E se Deus não me curar? Ele continua sendo Deus… =)
    Se ele não mandar, Ele continua sendo Deus. Porque ele não me prometeu um marido, me prometeu vida Eterna. Mas poxaaaaa, eu quero casar um dia, Senhor!!! =~~ kkkkkkkkkkkkk Bom texto!!! =D

    1. É brabo… mas, é a dura realidade que ninguém prega hoje em dia.

      É… a história do Zac é forte demais. Mas, a promessa de Deus não é para essa vida. Não que não tenhamos alegrias, mas… a alegria plena é somente em nEle, na eternidade.

      Que Ele conceda a você (e a mim também) forças para viver essa esperança. Abraço!

      1. Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes. (Salmos 27:13)

        Sendo assim… Esperaremos!!! =D
        Com marido ou sem marido, Deus é bom o tempo todo! hehehehe… Abraço Endriil! ;D

  16. Ow Andrew louvado seja Deus pela sua vida! Que bom saber que exitem caras como você e que não são criações fictícias da minha mente =)
    Deus te abençoe!

  17. Suas palavras descreveram meu momento, mas com uma singularidade: mostrou a solução!!Não que eu não soubesse o caminho, mas nossa humanidade, por vezes, nos faz resistir a Cristo.
    Obrigado Senhor por usar meu irmão para falar comigo hoje.
    Deus continue te usando!!!

  18. Eu creio que o Senhor pode me dá um marido e uma família abençoada, mas se isso não acontecer, tenho certeza que ele me dará condições de ser feliz mesmo sozinha. É assim que tenho vivido.

    Muitos são os que esperam…

    Glória a Deus por sua vida Andrew. O que vc escreve tem falado aos nossos corações.

  19. Bom não sei nem como eu cheguei até esse blog mas tudo exite um propósito em Cristo Jesus,o que eu ouço desde criança é que temos que namorar,casar etc mas Deus quer muito além Ele quer um relacionamento intenso conosco Ele quer que no nosso momento de solteirismo busquemos a presença D’ele e façamos a obra com o tempo que somente os solteiros tem.O que Ele pra aqueles que o amam é tão grande e intenso que quando chegar nossa benção nos iremos dizer e saber que realmente foi Ele quem mandou e antes de procurarmos a pessoa certo temos que ser a pessoa certa pra alguém e se esse alguém ainda não chegou é pq Deus está nos moldando para sermos canais de benção um para o outro e enquanto isso vamos fazendo a obra e sem pressa pra o marido ou esposa chegar..Á paz a todos os irmão!!

  20. Prezado Andrew,
    Sou membro da Igreja Presbiteriana da Barra, RJ e cheguei no seu blog através de um post que seu pai colocou no Facebook hoje. Estou impressionada com a clareza, lucidez e fidelidade bíblica com que você escreve. Você entendeu tudo. Pelos seus comentários, percebo que você é jovem. Agradeço à Deus pela sua vida e que você continue ativo neste blog, trazendo meditações tão profundas, com o único compromisso com a veracidade da Palavra de Deus, sem defesa de interesses mundanos. Ao mesmo tempo, trazendo à tona assuntos que são muito relevantes e legítimos e que representam a vida real.Tenha certeza que vou divulgar os seus textos, pois creio que serão luz para muita gente. Por tudo o que li até o momento, eu te agradeço, pois suas palavras me geraram ricas reflexões.
    Que Deus te abençoe.
    Grande abraço,
    Ana Beatriz

  21. Por que solteiros falam tão bem de relacionamentos? A gente sabe, mas não vive? Não chegou a hora? O que falta? Minhas amigas que falam as coisas mais “corretas”, “coerentes” ou “adequadas” também estão solteiras.

    Confesso que eu também já tô de saco cheio de dizer que eu ainda estou solteira, mas “Vai valer a pena, pois Deus já preparou alguém para mim.”

    Desistir de Deus eu não vou, mas tô cansadíssima de esperar fazendo tudo certinho. Inclusive acho que vou parar de ler esses textos sobre relacionamentos… o quê que eu tô procurando? Consolo? Aff…

    1. Entendo perfeitamente a sua reclamação. Eu brincava com uns amigos meus dizendo: “Se eu fosse apenas um pouco menos certinho, eu talvez me divertisse muito mais!” Mas é tal coisa… essa diversão custa. E muito.

      A única coisa que posso lhe dizer é: não abra mão da sua fé, da sua santidade. Que Deus possa SEMPRE ser o alvo maior da sua vida.

      Abraço!

      A

      1. Como uma mulher casada á 20 anos, me deu vontade de escrever depois que li a resposta da Ândria. Acho realmente que tanto você Andrew e alguns dos seus leitores solteiros estão um tanto dramáticos. Vida dura vão descobrir após a lua de mel.
        Sou a favor que esperem em Deus uma pessoa legal, mas não esperem perfeição, costumo dizer as jovens o que esperar de um homem para casar ? Primeiro, que ele seja fiel á Deus, Segundo, trabalhador, que respeite os pais.
        No relacionamento “namoro” é conhecimento, adequação, a vida passa rápido galera, aproveitem a vida de solteiros se dedicando mais a obra de Deus, se Deus cuida e quer o melhor para seus filhos, dê para receber.
        Trabalhem em prol dos jovens de sua igreja, curtam um cinema, façam amigos, promovam eventos em suas igrejas, algumas tristezas são descabíveis para jovens inteligentes, bem nascidos espiritualmente e financeiramente.
        Jovens que tem o privilégio de boas escolas, de terem Jesus em suas vidas. Será que não estão precisando estar mais proxímo do que realmente é sofrer ?
        Que Deus abençoe vocês.

    1. Ai, amados, confesso que eu fico brava, mas logo passa, hahaha! Meu Deus é Lindo, Maravilhoso, Amoroso, Cuidadoso…

      E Rejane, sempre vou ao cinema, fazemos eventos na igreja todo sábado, graças a Deus tenho muitos amigos maravilhosos (obrigada, Senhor!)… Mas aos 28 anos, desdes mais de 12 na igreja, gostaria de dizer que nada disso substitui um homem de Deus com quem eu gostaria de formar a minha família.
      Mas de fato, estar com Cristo é a melhor escolha da minha vida.

      Perdoem minha rabugisse…

      1. Olá Diândria, não achei vc rabugenta, só foi sincera ao assumir que esta um tanto cansada, acho que todos que comentaram o post já se sentiram assim, tenho mais amigas casadas que solteiras, tem uma que tenta a todo custo me convencer a não me casar, já as outras me causam inveja rsrs, problemas vivemos de toda forma, casados só iremos enfrentar os problemas do casamento, e é o próprio Deus quem disse: “Não é bom que o homem esteja só” Gen 2.. “Melhor é serem dois do que um” Ec,4 E é Ele próprio quem esta conosco em qualquer situação, dele vem a segurança na solteirisse ou no casamento. A única coisa que lamento é alguns comentários de jovens que vejo por aí, que dão a entender que só vão começar a existir e serem satisfeitos quando se casarem, enquanto isso sofrem, aí é triste d+..Continue esperando em Deus, que ele com certeza sabe o que é melhor pra nós. Abraço.

  22. Caro Andrew…ao que parece sou o único homem a comentar seu artigo…rsrsrs.
    Embora o seu comentário seja dirigido para a questão do relacionamento amoroso, casamento, companheirismo e da solidão dos solteiros; confesso que tudo o que li me remeteu para as dificuldades da vida em geral e da dependência que temos de Deus no nosso viver diário e por essa razão, de certa forma, fui abençoado pelo seu texto…pois como afirma um pastor que conheço, a vida é dura, incerta e cruel e se não tivermos em Deus a nossa força, sustento e nossa única esperança, a caminhada fica impossível.
    Abraços

  23. Oi Andrew!
    Assim como vc sofro a uns anos por conta da carência e por conta dessa espera. Me deparo com muitas coisas das quais sou e minha cabeça vira um campo de batalha. Cometi erros que machucaram o coração de Deus e a mim tbém.
    Fico grata porque por este texto vejo que não estou sozinha nesta luta e cansaço. Tenho muitos desejos em meu coração e o maior deles é que, de alguma forma, meu coração se pareça mais com o coração de CRisto. Como, não tenho idéia….
    Muitos me dizem que o que preciso é de fé em ação; concordo…
    Mas sempre me questiono, como é ter uma fé em ação, por onde começo, o que faço e por aí vai…
    Meu clamor é para que Deus me coloque alguém com quem eu possa compartilhar meu sofrimentos e possa me ajudar por meio de um estudo e tals.
    Creio que qdo isso aconteça, a gente cresce e aí sim, posso dizer que a igreja e a fé juntas estão em ação.

    Bj gde maninho!

  24. Muito corajoso…E confesso que eu sou uma das pessoas que tem se desviado por esse motivo..peço que Deus nos ajude a prosseguir..obrigada irmão por essas palavras sinceras

  25. Que Deus continue abenÇoando a sua viida cada vez mais e mais .. Essas simples palavras que vc diisse ae .. Entraram no meu coraÇao e me deu mais forças pra me apegar mais e mais em Deus .. Fica com Deus !

  26. É de fato uma palavra abençoada por que nos dias de hoje há tantos fatores para tentar nos fazer desanimar e retroceder mas não devemos desanimar temos de firmar na rocha que é Jesus buscar em oração alguem segundo o coração do pai mas não ficar ancioso com isso pois a palavra fala para não andarmos anciosos por coisa alguma. Deus sonda e conhece o nosso coração vivamos em paz fazendo a obra buscando acima de tudo a vontade do Pai. Andrew que Deus te abençoe grandiosamente e continue o usando para trazer palavras de benção a paz.

  27. Palavra linda, mas conflitante pra mim, confesso que fico triste quando vejo pessoas namorarem por anos e de repente terminarem, justamente porque criam laços profundos, nem são casados mas devido ao tempo e intimidade outros os veem como um casal já estabelecido, acho um tanto perigoso e considero um empatamento de vida. Nunca namorei, mas desde já oro pela vida do meu futuro esposo, sem nem sequer saber se ele existe, se irei me casar um dia, mas tenho essa esperança , e por respeito a ele e a mim não me envolveria, não me envolverei, fisicamente ou emocionalmente com nenhuma outra pessoa que não seja ele, e espero em Deus que ele também se guarde integralmente para mim, no mais é como disse, Jesus é o cara!
    Parabéns pelo blog, palavras muito edificantes. Deus continue te abençoando e te prospere cada dia mais.

  28. Olá ! Acho que toda situação fica pior quando não encontramos alguém que possa nos compreender. Aliás, sou muito resistente a ler assuntos sobre vida de solteiros cristãos e sobre esperar em Deus, e sabe por quê? Porque a grande maioria dos autores dos artigos falam sobre algo que não estão vivendo, é fácil falar quando se está do “lado de lá”. Já ouvi coisas do tipo : quem tem uma certa idade e ainda não casou é porque não está preparada .. ou: não está casou ainda porque está colocando este desejo acima de Deus em sua vida . . . enfim, pouquíssimas vezes pude ler ou ouvir algo do tipo: entendo perfeitamente o que estás sentindo, sei que não é fácil. Como alguém pode generalizar a situação e criar uma teoria dizendo que quem ainda não casou é porque colocou este desejo no lugar que somente pertence a Deus. Não concordo. Tenho 35 anos, cristã, solteira, e conheço muito bem as batalhas de quem vive na mesma situação. Cada caso é um caso, não creio que Deus tem uma resposta pronta e geral para todo solteiro. Ele sabe o que faz, e quando responder. Mas me entristece ao ver cristãos pregando ou escrevendo algo que eles não viveram… por exemplo: como um cristão(homem) casado e com filhos sabe o que se passa na vida e no coração de uma moça solteira ? Pois já li algo onde um homem com este perfil fala para as solteiras cuidarem para não “murmurar” porque ainda não casaram. Todos nós cristãos temos que ter este cuidado, independente de ser homem ou mulher, casado ou solteiro. E em se tratando de idade ? Poderíamos concluir sem dúvida, que é muito mais difícil emocionalmente para uma mulher estar solteira aos 35 anos do que para um homem. Afinal, como fica aquele segundo sonho na formação da família ? A maternidade ? Podemos contar também com a pressão do tempo que luta com mais um sonho que não pode se realizar antes que haja um casamento. Realmente é muito complicado, mas uma coisa é certa, eu amo O SENHOR, e o lugar Dele em minha vida é só Dele, solteira ou casada eu jamais vou deixar de serví-Lo. Ele conhece meus momentos de solidão, de frustração, de lágrimas, a dor de um sonho não realizado, e eu sei que ELE, e somente ELE tem o melhor para mim.

  29. Olá. Como é bom ler seus textos. Escrevo para agradecer e peço a Deus que continue lhe dando forças e inspiração pra escrevê-los. Suas palavras vem de encontro com a minha vontade de ser uma verdadeira cristã. Traz esclarecimentos que procuro, é realmente importante. Agradeço a Deus por isso. E que Ele esteja sempre com você!

  30. Olá, Andrew. É bom ler textos assim, vindos de um jovem que está falando de algo real em sua vida. É a minha realidade tb. Esperar… Que nosso Senhor continue te inspirando pra ser canal de bênção!
    Andreia.

  31. Quando a mensagem vem de um solteiro também é mais confortante. O que a Princesa do Senhor disse acima é a mais pura verdade. Casados escrevendo para solteiro repetindo as mesmas balelas de sempre é completamente ilógico. Além da questão da solidão da carência tem um fator pior ao meu ver: a pressão dentro da própria igreja. A Igreja (socialmente falando) é completamente voltada para os casados. Basta olhar os eventos e os ministérios das igrejas: Ministério dos casados, Ministários das mulheres (completamente voltado para as casadas), Ministério dos namorados, casados para sempre, jantar do dia dos namorados (que casados também participam), enfim… Uma infinidade de eventos e departamentos voltados para quem está acompanhado (seja namorando, noivo ou já casado). Sinceramente para quem está solteiro (sozinho mesmo), a igreja se torna um verdadeiro pesadelo, mas atrapalha do que ajuda. Ser solteiro no “mundo” não é fácil (tenho amigas que não são cristãs e reclam muito também), mas ser solteiro na igreja… é um pesadelo. Digo isso, por que dependendo da idade (principalmente se passou dos 30 anos) a pessoa não se enquadra mais em grupo nenhum dentro da igreja. Nos jovens? (a média de idade é de no máximo 24/25 anos) e ainda tem lugar que estipula a idade (até 30 anos para participar do grupo jovem) era assim na Comunidade Evangélica da Zona Sul (não sei se ainda é). No grupo de mulheres? (todas casadas)… Você faz o que? E para os homens, a mesma situação… Além disso, tem as piadinhas e indiretas das mulheres que já estão casadas, as cobranças… O olhar acusador (por que será que ainda não casou?) , o olhar de pena (coitada, ainda não casou, que triste!). Sinceramente, num ambiente tão desconfortável como esse, não dá para ficar feliz, não. Desculpa o desabafo… mas eu não aguento mais essa situação hipócrita dentro das igrejas.

  32. na verdade o seu texto me fez chorar. nunca namorei. tenho 34 anos. nunca nem fiquei. não sabe a dor que é isso. me sinto deixada de lado. me sinto desprezada pelos homens e esquecida por Deus. me sinto sem forças e sem esperança nenhuma. acho que não alcançarei a salvação porque não consigo ser feliz.

    1. A salvação não depende disso, mas sim de reconhecer o fato de que você pecou contra Deus e só Cristo pode lhe salvar. Devemos ter paz nisso. Quanto ao não encontrar alguém, não posso dizer que sei o que é isso. Posso dizer apenas que o fato de você ser solteira não significa que Deus lhe ama menos. Como eu disse no post, não deixe que isso lhe afaste de Deus.

      Abraço,

      A

  33. Deus mostra a todos nós a pessoa certa é preciso apenas que Deus comfirme nos dois coraçãoe.
    Esperar dói pricipalmente quando acaba de sair de um relacionamento.
    Mas para temos a pessoa certa precisamos ser a pessoa certa primeiro e só depois Deus dará a direção para o que tanto esperamos.
    Isabella

  34. Muito bom o texto, concordo plenamente. A um ano atrás recebi uma falsa profecia que um rapaz que conhece era o meu, fui buscar a resposta do senhor, mas não esperei e comecei um relacionamento. Me machuquei muito então decidir terminar e me aproximar do senhor. Valeu a pena ter essa atitude. Decidir esperar no senhor, mesmo que muitas vezes as lembranças me machucam, mas oro pois sei que Deus está no controle da minha vida.

Deixe um comentário

