Procura-se princesa?

Há algum tempo escrevi um post chamado Procura-se namorada. Para minha surpresa, foi o post que mais gerou comentários, visitas e até repostagens em outros blogs. Confesso que foi bem legal ver minhas palavras ajudando tanta gente… mas teve uma reação que foi completamente inesperada e, sinto dizer, preocupante. Embora vários compartilharam a felicidade de se levar um namoro a sério, outros tantos começaram a falar de um prazer na espera um pouco diferente… falavam na esperança da chegada do “príncipe” ou “princesa”.

Príncipe? Princesa?

Não entendi… quer dizer, até entendi, mas… ficou engasgado. Para aqueles que seguem meu blog já há algum tempo, não vou demorar e explicar coisas que já mencionei em posts anteriores, pois apesar de serem textos independentes, há um fio condutor que tento manter por trás de todos. Darei um breve resumo dos pontos aos quais me referirei e o link do texto para cada um (caso você esteja lendo pela primeira vez e gostaria de ler mais quando tiver tempo).

  1. Os pensamentos de Deus não são os meus. Não conseguimos entender Deus e, consequentemente, suas ações. Deus?
  2. As definições de Deus não são as minhas, O mundo segundo Deus
  3. Esse Deus “impensável” me ama… demais. Amor maior que o meu
  4. Esse Deus que me ama impõe parâmetros por amor. Aí não, filho
  5. Fui criado para glorificar a Deus com TODO o meu viver. Ser virgem, uma expressão de amor

Qual é o meu problema em sonhar com um príncipe ou princesa? Em si, não há nada de errado. Pra mim o problema é que ao sonhar assim, começo a moldar aquilo que eu considero ser o ideal para mim. Afinal, ela tem que ser mais baixa que eu, pois quando nos abraçarmos, quero que a cabeça dela encaixe na curvinha do meu ombro. Tem que ter olhos claros, porque eu tenho olhos claros e meus filhos terão olhos claros. Óbvio. Ela tem que saber tocar um instrumento musical, afinal, eu toco bateria… e bateria por si só não faz uma música tão bonita assim. (Pra mim até faz, mas enfim…) Tem que gostar de jazz e bossa nova, porque no dia em que eu chegar cansado do trabalho e ela tiver preparado aquele jantar completamente romântico e inesperado, quero dançar no meio da sala após a refeição ao som de “You look wonderful tonight” do Michael Bublé com participação de Ivan Lins.

Tá… mas, e se não for nada disso? E se Deus tiver outros planos para a minha vida? Como é que ficam MEUS sonhos? MEUS gostos? MEUS desejos? E se eu estiver à espera de uma princesa e aparecer uma “mera plebeia” que ama a Deus de todo o coração e quer servi-lo… e ainda por cima gosta de mim? Mas… e o MEU sonho?

Como já falei, somos mestres em deturpar a criação e corromper o propósito para o qual Deus nos criou. Então, ao criar uma figura fictícia (fruto da sua imaginação, então é fictícia) da minha “princesa” ideal, eu começo a moldar o meu desejo e a minha expectativa a algo que não necessariamente corresponderá com a realidade. Deus pode me dar uma menina como esta descrita acima? Até pode… mas tenho certeza absoluta de que ela não será exatamente como eu a imaginei… porque eu não sei o que é melhor para mim. Mas Deus sabe, e isso para mim é muito mais importante.

Queremos que nosso príncipe ou princesa chegue num cavalo branco ou numa palavra proferida pelo pastor. Deus vai abrir os céus e uma voz ressoará e apontará para aquela ungida de Deus para a minha vida…

Não necessariamente. Se foi assim ou se for assim contigo, sinta-se privilegiado. A minha preocupação é somente que ao focarmos numa imagem criada, nós talvez nos ceguemos para uma verdadeira bênção que está aquém dos nossos sonhos, mas que vem diretamente do sonhos do Pai!

Não procure alguém que vai lhe trazer felicidades sem fim ou que fala exatamente o que você ouvir na hora certa. Não procure aquela pessoa que se assemelha a um deus grego com seu corpo perfeito. Com a idade, tudo cai. Não procure uma pessoa que faz você se sentir completo. Essas coisas todas são secundárias. Procure, sim, uma pessoa a quem você possa servir, amar e guardar. Procure uma pessoa que ama a Deus acima de qualquer outra coisa, inclusive você. Procure alguém com quem você possa servir a Cristo, diariamente. Procure alguém com quem você possa glorificar ao Deus altíssimo de todo coração, mente e alma.

Procure alguém não para a sua alegria… procure alguém para a glória de Deus.

“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” Cl 1:16,17

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” Rm 11.36

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.

Direitos Reservados
O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. É mandatório quem for reproduzir um post creditar: 1) Nome do autor. 2) URL do blog (com link). 3) Nome do blog: “O Blog do Andrew”.

15 comentários sobre “Procura-se princesa?

  1. Olá Andrew,
    Este assunto também foi tem no blog do Maurício. E acabei de escrever um comeentário gigantesco falando dos mesmos ponto que vc!
    Entre outas palavras disse:
    “É diifícil esperar, isso é uma realidade. Mas em nenhum momento Deus disse que seria fácil! Tb tenho certeza que a vida de um casal tb não é tão mar de rosas assim, é mais fácil de suportar pq se tem outra pessoa para ajudar a orar pela mesma causa e sustentar um ao outro. Além do mais, no começo deve ser muito difícil. Imagine só, duas pessoas com manias e herança completamente diferente, vivendo sob o mesmo teto, dividindo banheiro e quarto? Só com muito muito amor! Amor esse, que só pode dar certo se vier única e exclusivamente do Senhor. Pois outra maneira não há de ser feliz!

    A vontade de fazer o outro feliz deve prevalecer, a minha prioridade será sempre fazer a felicidade do meu futuro marido. Quando falo isso para as pessoas, todos me criticam, dizendo o que mais importa é a minha felicidade. Mas eu acredito, de coração, que eu serei feliz tendo como prioridade a felicidade do meu futuro marido.

    Essa pessoa ainda não tem cor, raça, altura, tipo físico mas um coração rendido ao Pai, ele já tem, disso eu tenho certeza!

    Eu já sonhei muito, imaginando um homem de conto de fadas, aquele príncipe encantado que só se vê em livros! Mas hoje, com o meu amadurescimento, sei que esse homem também virá cheio de defeitos, assim como eu e seremos mesmo assim um casal que viverá para a Glória do Senhor! Sei que lutas ainda maiores virão, pois até o fim dos meus dias terei uma pessoa que me amará assim como Cristo amou a igreja, dando a sua vida por ela e então eu serei a pessoa mais feliz desse mundo. Eu sou feliz hoje porque sou solteira e estou me guardando para o meu futuro marido! Se nenhuma demagogia falo isso, só Deus sabe o quanto o meu coração é sincero!
    É muita ousadia continuar pedindo? Se Deus não deu até agora, será que Ele ainda dará? Não sei! Mas eu oro por aquilo que é bíblico. Me desgasto? Sim, e muito! Mas Deus me acode na minha fraqueza! E sempre me sustenta!

    E em oração já disse pra Deus que não oraria mais por isso, pois há muito venho orando incessantemente sem resposta. Mas no dia seguinte eu sempre peço perdão a Deus pela minha falta de fé e continuo orando!

    Em nenhum momento disse que essa situação é fácil de lidar! Pressão dos parentes? MUITA, amigos de trabalho? DEMAIS, familiares? já cansaram de falar pra mim que nunca me casarei! Mas eu continuarei orando e entregando as minhas limitações aos pés da cruz! E Ele me sustentará até o fim dos meus dias se preciso for!
    E de um fato eu tenho certeza, eu nunca sairei derrotada nesse aspecto, pois a minha vida está aos pés da cruz! E só Deus sabe se eu vou casar ou não e não há espaço para especulação!”

    Bom, desculpa se fui redundante!
    Lelê

  2. Tremendo esse texto,simples e objetivo além de falar de uma questão que muitas vezes se torna tão complexa p/nós,eu me identifiquei bastante pois confesso que no decorrer da minha caminhada pensava em “tipos” que agradariam minha vontade e hoje percebo o quanto isso é ilusório e que Deus pode trazer uma benção de maneira inesperada,ou seja não da forma que idealizamos e que muitas vezes atrás daquela pequena porta..e talvez ate feia aos nossos olhos,pode estar escondido um tesouro que estava preparado p/nós e quem sabe quantos já não o perderam por buscar de maneira errada??Que Deus nos dê sempre direção e que nos capacite a entender a Sua boa,perfeita e agradável vontade em nós..

  3. Andrew, seu texto me lembrou um amigo de mocidade, hoje pastor, que só gostava de loirinhas. Beirava o racismo. Mas aí apareceu Kátia em sua vida, com quem se casou. E vou usar as palavras do prórpio marido, por favor não há nada de racista de minha parte no uso dos termos, mas creio que todos vão entender. Ele disse: “Eu queria uma loirinha de olhos azuis, mas Deus quis que eu amasse uma neguinha, o que que eu posso fazer?”. Sim, ele – que é loiro e de olhos azuis – casou-se com uma bela negra, com quem hoje tem dois filhos.
    Abraço, queridão.

  4. Engraçado, porque a nossa esperança é sempre em encontrar alguém? E se a vontade de Deus seja que nos fiquemos sozinhos? Mesmo assim iremos suportar essa decisão dele pra nossas vidas? Da mesma forma como você descreve essa visão do “sonhado”, acho que todos nos temos os mesmos anseios.A questão porém reside em um pequeno ponto, estamos preparados para receber as respostas de Deus para nossas vidas, e se a resposta for um belo e redondo NAO, como agiremos? Esse tem sido o meu pensamento de um tempo pra ca passei a refletir sobre a possibilidade de não encontrar alguém, e pra falar a verdade não acho tão ruim…na verdade meu amigo, sera que estamos preparados para o “não” de Deus?E se essa for a resposta Dele para nossas vidas, continuaremos o amando?E vou ter falar caracteristicas como essa que você descreveu não sao dificies de encontrar… eu mesma tenho 1.64 de altura, mais baixa que você, tenho olhos verdes, toco violino e amo Jazz e Bossa nova, apesar de preferir a versão de Fank Sinatra. Acho que você pode colocar critérios bem mais altos que esse.Abraço!!!!

    1. Pois é Alana… isso também é uma possibilidade. No texto eu abordei especificamente a espera por uma pessoa irreal, mas também há a possibilidade de não haver pessoa alguma.

      Quanto à descrição, era só uma ilustração. Claro que meus critérios são mais altos. Só queria mostrar como que as pessoas as vezes definem isso de tal maneira que qualquer coisa que fuja do molde imaginado logo é descartado.

      Obrigado pelo comentário!

      bj

      A

  5. Apenas seres humanos, dotados de vontades, sonhos, esperanças…Estamos sempre sonhando…Amo ler os post desse blog pq me faz pensar que não sou um ET…mas, entregar o coração nas mãos de Deus e desncansar na vontade dele nem sempre é mto facil, a maturidade nos faz não desejar um principe ou princesa, mas no fundo nosso coração ainda desejamos alguem. Mesmo com a convicção de que Deus tem o melhor pra nossas vidas, nunca paramos de sonhar. Minha oração é que Deus coloque em meu coração os sonhos Dele, e tire de mim qq sonho que Ele não tenha pra mim. Porque com um principe, um plebeu ou sozinha Deus é tudo na minha vida!!!

  6. Nossa muito bom , é verdade queremos tanto nossa vontade e esquecemos que a vontade de Deus nem sempre é nossa vontade ..
    Que Deus te abençoe sempre , mt bom esse blog ..

  7. Olá Andrew! Nossa, me identifiquei muito com seu texto pois é sobre um assunto que(como mulher devo admitir) atinge MUITO as mulheres, ainda mais quando jovens. Sou casada a 5 anos, tendo 22 anos (eu sei casei cedo mesmo), mas com a benção de Deus e ordem Dele!
    Ocorre com a maioria das meninas e mulheres, esperar tal príncipe, e, quantos casamentos, até mesmo de familiares, tenho visto serem desfeitos porque um não correspondeu as expectativas do outro.
    Aconteceu comigo também, no início.
    E enquanto eu continuava a ver tantos filmes românticos, com amores perfeitos, onde um amava tanto o outro que fazia LOUCURAS, não via o quanto meu esposo era um homem de Deus, maravilhoso, e o melhor para mim (como você mesmo disse).
    A verdade é que (digo isso para todos os solteiros) nunca se achará ninguém perfeito! Nós mesmos não somos! O importante em 1o lugar é ver se REALMENTE é da vontade do Senhor tal casamento. Sendo… Ah! Vocês experimentarão algo MUITO melhor e maior do que qualquer sonho de conto de fadas!

    Porém, uma vez ouvi uma frase que é a mais pura verdade, embora encoberta por muitos: O que ocorre na maioria das vezes é que durante o namoro, as pessoas tampam os olhos, para não ver os defeitos do seu amor… e após o casamento, resolvem abrir, vendo tudo o que já deveriam ter visto antes.

    Á vocês, solteiros digo: Conheçam com quem vocês irão casar. Sendo um casamento abençoado por Deus, o amor trará paz, e cada dia valerá a pena!
    *Vale lembrar: Não temos que ter pressa de nada. O tempo de Deus, não é o nosso tempo!

  8. Belo post Andrew, parabéns.
    .
    Engraçado que o assunto que mais gerou repostagens e comentários no seu blog tenha sido sobre o assunto de namoro. Isso serve para mostrar o quanto é relevante para as pessoas a questão do sentimento e da carência afetiva e o quanto isto influencia as nossas vidas espirituais.
    .
    Parafraseando o texto de um livro do Bp. Roberto, Namoro é um assunto altamente espiritual.
    .
    A paz.
    .
    Luiz Felipe

  9. A tal pessoa perfeita. Muitas pessoas dentro da igreja crescem esperando por ela, e ainda continuam esperando… eu já tive esse pensamento e sei bem como é.
    Hoje sei que não há formulas nem regras para isso. Perdemos um olhar, um gesto de carinho e de aproximação por achar que a pessoa “ideal” virá num cavalo branco como foi dito. Engraçado é que as pessoas também esperavam que Jesus viesse de uma família nobre, mas foi filho do carpinteiro, que conhecidência, não?

    Quando menos criamos expectativas, maior chances temos de não nos frustar.

    Parabéns pelo post. E que Ele nos guie a melhor forma de glorificarmos o nome Dele também através do relacionamento.

    Beijo.

  10. Olá!
    Esta é a primeira vez que visito este blog, e nem tinha a intensão de já ir postando alguma coisa, mas ao ler este texto, me identifiquei. Sou solteira, tenho uma filha pequena, e hoje estou numa espécie de inércia sentimental. Não me casei, acreditei que as coisas iam se acertando, e não foi o que aconteceu. Passei algum tempo me culpando pela escolha errada, depois orei pra que Deus me enviasse o príncipe, mas fui vendo que mesmo em casais que eu tinha como referência tinham lá suas diferenças, seus problemas… A visão romantizada do amor perfeito foi sendo substituída, e o príncipe foi saindo de cena, deixando a vaga pra ser preenchida por um homem, de carne e osso. A única grande exigência que tenho, é que seja um homem temente a Deus. Atualmente não tenho orado para que esse homem apareça, e sim que eu amadureça espiritualmente. Não estou necessariamente procurando, mas espero que um dia alguém especial entre na minha vida, que seja bênção pra mim, e eu pra ele.
    Que Deus continue nos abençoando, que possamos fazer as escolhas certas.

  11. primeira vez que visito esse blog, parabens!tantos quanto eu tem os mesmos anseios, duvidas e medos, mas saber que a vontade de Deus ´sempre melhor que a nossa, nos levanta e faz seguir em frente…Deus abençoe a todos.

  12. Já sofri muito e tenho sofrido mais ainda para reconciliar minha vddeira sexualidade que a única pessoa que desejo é alguém tão ligada à Deus que me faça primeiro ter que chegar ao coração DELE para se aproximar DELA, alguem simples que ria das minha bobagens e valorize o que sou hoje, considerando o que passei ontem pra isso! q o nosso castelo seja a casinha construída pelo nosso trabalho e nos contentarmos de pertencer a um reino vindouro,

Deixe um comentário

