Bando de hipócrita!

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniquidade. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.” Mateus 23.25-28

Quem nunca leu um texto desses e lembrou de alguém que deveria ouvir tais palavras? Quem nunca ouviu uma pregação e pensou: “ele tinha que estar aqui para ouvir essa palavra”? Quem nunca leu Salmos 1.6 e deu um suspiro dizendo: “Ainda bem que não sou ímpio.”? (Se sou o único que já fez isso, peço perdão por cogitar tais hipóteses.)

Sou irmão, filho, neto, bisneto… o que vem depois de bisneto? Enfim… bota mais algumas gerações de nomes que eu não sei. Quero dizer que tem muito pastor na minha família. Na minha igreja eu já dei aula pros adolescentes, já fui líder de jovens, dirigi louvor, toquei todos os instrumentos em cultos, já contei oferta, já preguei, já orei… e hoje eu escrevo um blog para poder compartilhar toda a minha experiência adquirida ao longo desses 26 anos de vida.

Daí eu abro a Bíblia e dou de cara comigo mesmo.

Hipócrita… fariseu… sepulcro caiado…

A verdade é que eu não presto para nada. Mesmo se eu fizer tudo corretamente, eu não presto para absolutamente nada. O texto acima fala de mim. Lembro de uma palestra em que meu pai falava sobre o ministério. Foi feita a pergunta: “Bispo, qual foi sua maior decepção ao longo de todos esses anos?” A resposta foi assustadora. “Eu sou minha maior decepção, pois eu continuo a errar, mesmo depois de todo esse tempo.”

Tudo bem que o texto acima é uma fala de Jesus aos fariseus, dos quais eu não sou um. Mas a partir do momento em que eu começo a me distanciar desse tipo de exortação, começo a perder de vista a noção de quem eu sou perante Deus: um miserável pecador que carece da sua graça e do seu amor. Quando olho para Cristo, prova maior do amor de Deus por nós, sou lembrado do quanto sou amado, mas também do quanto eu sou um miserável pecador. Afinal de contas, se não o fosse, Cristo não teria que morrer no meu lugar. Me entristeço. Me calo. Morro por dentro… por saber que sou pecador e que, ao mesmo tempo, sou imerecidamente alvo do maior amor de todos.

Oro a Deus para que eu nunca me esqueça do que sou… mas, mais importante, de quem Ele é!

“Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.” Romanos 7.24-25

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.

Direitos Reservados
O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. É mandatório quem for reproduzir um post creditar: 1) Nome do autor. 2) URL do blog (com link). 3) Nome do blog: “O Blog do Andrew”.

4 comentários sobre “Bando de hipócrita!

  1. “Os fariseus investem muito em gestos religiosos visíveis, em rituais, em métodos e técnicas, gerando, em tese, uma gente santa, mas também CRÍTICA, robotizada, sem vida e tão intolerante com os outros quanto é consigo; pessoas violentas, exatamente o oposto do que significa santidade e amor – o tipo de gente espiritual que, consciente de sua espiritualidade, continua crucificando o Messias”. (O Impostor que Vive em Mim)

  2. Arranja mais uma camisa neste time dos hipócritas e me coloca como artilheiro 🙂
    .
    “…e tenho certeza que Ele me escolheu antes de eu nascer, ou caso contrário Ele nunca teria me escolhido depois” – Charles Haddon Spurgeon

Deixe um comentário

